Veja BH – Comer e Beber 2013

Revista Veja BH - Comer e Beber 2013/2014

No último dia 23 de Maio, quinta-feira, saiu o resultado do mais aguardado prêmio da Gastronomia Mineira: Revista Veja comer e Beber 2013/2014.

Felipe Rameh - Chef do Ano Veja BH 2013/2014

Felipe Rameh – Chef do Ano Veja BH 2013/2014

Chef do Ano

O prêmio mais esperado da noite é o Chef do Ano, que Felipe Rameh levou com 4 votos. Prêmio mais que merecido: No últimos meses Rameh saiu do Dádiva, tornou-se sócio de Fred Trindade no Restaurante Trindade, foi o chef brasileiro com mais participações no Madrid Fusión (maior festival de gastronomia do mundo), foi finalista do Prêmio Prazeres da Mesa como Chef Revelação concorrendo com chefs de todo o país, entre outras inúmeras atividades. Foi o chef mineiro que mais realizou no último ano.

A vitória de Rameh sobre o segundo colocado Ivo Faria (Chef mais estrelado da Cidade) demonstra que há novos ares na cidade! É a velha guarda saindo de cena e os jovens talentos ocupando seu espaço no cenário gastronômico. Belo Horizonte precisava disso!

Restaurante Revelação

Restaurante Glouton - Revelação Veja BH Comer e Beber 2013/2014

Restaurante Glouton – Revelação Veja BH Comer e Beber 2013/2014

Outra categoria muito aguardada é a do Restaurante Revelação. Esse ano, quem levou foi o Glouton, restaurante de Léo Paixão que recebeu 3 votos. Interessante observar que o restaurante tem pouco mais de 6 meses e já leva um título de expressão.

Nessa mesma categoria, vale a referência ao The LAB do Leandro Pimenta que levou 2 votos. Realmente são as 2 melhores revelações de Belo Horizonte no último ano na minha opinião! Léo pela dedicação incansável pelo ponto dos peixes e carnes e atenção a tudo que é servido no salão. Leandro por sua cozinha criativa de autor usando ingredientes regionais.

Ponto negativo nessa categoria: como puderem receber votos, restaurantes inaugurados há mais de 12 meses (sendo que esse é o critério conhecido para figurar entre os participantes da categoria Restaurante Revelação)? O restaurante L’Entrecôte et Frites Tous les Jours abriu em outubro de 2011, recebeu voto e foi permitido! Já o restaurante Pellegrino abriu em Abril de 2012 e também recebeu voto! O restaurante Ephigênia Bistrô abriu em fevereiro de 2012 e também recebeu voto!

Dos restaurante votados, apenas o Glouton e o The LAB são realmente revelações, não?

Outros destaques

Outro ponto interessante da votação foi a unanimidade dos votos para o Atlântico na categoria Peixes e Frutos do mar! 100% dos votos em um restaurante nos mostram 2 coisas: a dominação do mercado para esse tipo de restaurante e consequentemente fraca concorrência instalada e uma oportunidade para novos empreendedores nesse nicho de mercado.

Outro destaque foi a quase unanimidade do Hermengarda na categoria Cozinha Contemporânea com 8 os 10 votos. Penso que o The LAB mereceria figurar nessa lista!

Resultado Veja BH – Comer e Beber 2013/2014

Resultado Veja BH - Comer e Beber 2013/2014

Resultado Veja BH – Comer e Beber 2013/2014

Veja nesse link o resultado do Veja Comer e Beber 2014.



1 Comentário

  1. Parabenizo a Veja BH por esta iniciativa com o projeto Comer & Beber. Por se Tratar de uma revista de expressiva credibilidade entre os leitores, este projeto vem valorizar os profissionais do segmento e, claro, enriquecer o curriculo coletivo e individual. O resultado leva a informação aos leitores, formadores de opinião ou não, consumidores em potencial e ao publico em geral, quem esta se destacando bem como o trabalho dedicado pelos profissionais e empresários em oferecer o melhor aos seus clientes. Também cito a evolução da nossa culinária e gastronomia.
    O resultado das votações esta conivente com os trabalhos que vem se destacando no dia a dia de BH.
    Abraços