Receita de Risoto de Limão Siciliano e Medalhão de Filet Mignon

Essa receita de risoto de Limão Siciliano com Medalhão de Filet Mignon também é fácil e um prato cheio para quem gosta de carnes e risotos. Separei aqui em 3 etapas (Caldo,Risoto e Carne) para ficar didático. Essa receita é para 2 pessoas, mas se for fazer para mais, você só precisa aumentar as medidas do risoto e da carne, do caldo não!

Um bom risoto começa, obrigatoriamente, com um bom CALDO! Nesse caso, fiz um caldo de legumes.

Receita de Caldo de Legumes (pode ser feito antes)

Ingredientes

Receita de Caldo de Legumes

Receita de Caldo de Legumes

  • 1 Salsão Picado
  • 1 Alho Porró picado
  • 3 cenouras picadas
  • 1 cabeça de alho cortada ao meio
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 1 bouquet garni (tomilho, louro, alegrim, sálvia)

Dourar o alho porró e a cebola em uma panela grande. Quando tiverem murchado, e quase ficando douradas, acrescentar todos os outros ingredientes. Acrescentar água suficiente para cobrir os ingredientes. Aumente o fogo. Quando começar a borbulhar (sem ferver), abaixe o fogo e deixe por 40 minutos.

Depois, desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Reserve. (Conserva na geladeira por até 7 dias ou congelado por 3 meses).

Tempere os medalhões de filet mignon com sal e pimenta do reino dos dois lados. Coloque um folha de sálvia e um ramo de tomilho para pegarem o aroma das ervas. Reserve.

Temperando os Filets

Tempere os medalhões de filet mignon

 

Receita de Risoto de Limão Siciliano

Ingredientes

  • 180 gramas de arroz arbóreo ou carnaroli
  • Suco de Meio limão siciliano (1/4 por pessoa)
  • Raspa da casca de 2/3 de limão siciliano (1/3 por pessoa)
  • 1 cebola média cortada bem fininha
  • 150 gramas de queijo tipo grana padano
  • Caldo de Legumes Quente
  • 180 ml de Vinho Branco Seco
  • Azeite
  • 30 gramas de manteiga

Refogar a cebola cortada no azeite até ficar transparente. Não deixe dourar! Acrescente e frite até começar a soltar. O arroz não deve dourar!

Depois de 2 ou 3 minutos, com o arroz já frito, mas não dourado, acrescentar o vinho e não parar de mexer, até que o vinho seja incorporado pelo arroz. Aqui você deve acrescentar a primeira concha do caldo de legumes quente, e não parar de mexer.

Quando sentir que o arroz já absorveu o caldo, acrescente mais e mexa. Esse processo vai levar aproximadamente 30 minutos.

Quando estiver no ponto**, adicione o suco de meio limão siciliano e todo o queijo ralado e a manteiga. Corrija o sal e sirva com as raspas da casca do limão.

Caso você queira, pode servir o risoto com medalhões de filet mignon. Nesse caso, 15 minutos depois ter iniciado o risoto, comece a grelhar os medalhões e sirva junto com o risoto.

**DICA para saber o ponto exato do risoto: morda 1 grão do arroz. Dentro do grão haverá um pontinho branco grande, quando ele estiver cru. O risoto estará pronto quando esse pontinho branco estiver pequeno, quase sumindo!

Grelhando os Medalhões de Filet Mignon

Grelhando os Medalhões de Filet Mignon, 15 minutos depois do início do Risoto

Medalhão de Filet Grelhado

Medalhão de Filet Grelhado, aguardando o Risoto

 

Sirva o risoto e o filet!

Risoto de Limão Sisciliano e Medalhão de Filet Mignon

Receita de Risoto de Limão Siciliano e Medalhão de Filet Mignon



16 Comments

  1. bruna wrote:

    essa receita serve quantas pessoas?

  2. Olá! Eu usei a sua receita e ficou sucesso. https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/10405411_10153362359284494_5730399917877975069_n.jpg?oh=257ca1cddca4760300078df3eb639711&oe=55ED1F60&__gda__=1445083789_7a9d1d5c2606e4b6f93580c7d20cf6fd

    Mas, tenho uma duvida sobre o caldo de legumes: depois de coado, as ervas e cenouras vao tudo para o lixo ou tem algum tipo de aproveitamento dos ingredientes?

    Obrigada, =)

  3. INES wrote:

    ADORO ESSE RISOTO FAÇO SEMPRE, COSTUMO ACRESCENTAR 2 FOLHINHAS BEM PICADINHA DE HORTEÃO, 2 DE SALVIA E UM POUQUINHO DE ALECRIM FICA DIVINO E O CALDO EU USO CALDO DE LEGUMES EM TABLETINHOS FICA DIVINO GENTE!!!!!!!

  4. Juliana wrote:

    Olá,
    onde acho a receita deste filé?
    Obrigada

  5. Naiara Fulop wrote:

    uai… colocar o queijo???rsrs.. mas nem tem queijo nos ingredientes.. qual queijo ralado??o de saquinho de mercado mesmo?? ou algum queijo em especial????

  6. Pedro Faria wrote:

    Oi. Esse "sisciliano" nasceu onde ?

  7. Léa Sartori wrote:

    Delícia! Farei amanhã. Adoro este risoto! Léa.
    http://www.culinariaemuitomais.com

  8. Leo Horta wrote:

    Parece que ficou sensacional Bruno!! Vc usou alguma forma pro medalhão ficar assim redondo?? Fiz no fds passado um risoto de gruyère com tornedor de filet com molho Dijon e ficou bem digno :)

    • Bruno Camargos wrote:

      Olá Léo, para os filets mignons ficarem redondos, você de enrolar em papel filme e deixar na geladeira por 12 horas e depois cortar em medalhões.

      Assim, eles ficam redondinhos. Em alguns supermercados já vendem os filets dessa forma.