Roteiro Gastronômico na Itália

Roteiro Gastronômico na Itália

O blog Notas de Sabor saiu por 21 dias para um roteiro turístico-gastronômico na Itália, mais especificamente nas regiões do Veneto, Lombardia, Toscana, Úmbria e Lácio.

Estivemos em Verona, Veneza, Sirmione, Lazise, Firenze (Florença), San Gimignano, Siena, Pienza, Bagno Vignoni, Montalcino, Montepulciano, Perugia, Gubbio, Asisi (Assis), Norcia, Castelluccio e Roma.

Depois de muita pasta, bistecas e panacotas, vamos relatar nossas experiências gastronômicas em vários posts.

Como pensamos o roteiro gastronômico na Itália

A idéia inicial era conhecer a Toscana.Por questão de oportunidade escolhemos o Vêneto, e por razões gastronômicas decidimos também conhecer a Úmbria. Como ainda não conhecíamos, incluímos Roma como destino final.

O Vêneto é famoso por seu vinho Amarone, seu Prosseco di Valdobbiadene, maravilhosos frutos do mar do Adriático, o Radicchio e a polenta.

Lombardia tem em seus cardápios o tradicional Risoto à milanesa, é a terra do panetone, do queijo mascarponne e o famoso o presunto San Daniele que tem baixa gordura e é feito de pernis selecionados.

A Toscana tem uma culinária simples, mas saborosíssima! Os embutidos são o carro-chege da região, assim como os queijos e as carnes nobres de porco, boi e cordeiro. É daqui também os famosos Chianti Clássico e Brunello di Montalcino.  Não podemos esquecer os lindos  funghi porcini, nobre e carnudo cogumelo selvagem!

A Umbria também tem culinária rústica! Em sua cozinha destaca-se os azeites de oliva extra virgem, as trufas negras, lentilhas e seus embutidos feitos à base da carne de porco e de javali.

Em breve postaremos algumas dicas de restaurantes na Itália.

Veja fotos das cidades italianas em que passamos

 



5 Comments

  1. Daniela Agostini wrote:

    Ola, Boa Noite!

    Veja abaixo um pacote muito interessante para os amantes da Gastronomia Italiana

    ITÁLIA: ICIF 2013

    26 de outubro à 03 de novembro 2013

    Participe de um roteiro inesquecível pela Italia, visitando as regiões de Lombardia e Piemonte, conhecendo Milão, Asti, Torino, além de participar de cursos práticos na renomada escola de Gastronomia ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners, desfrutando das belezas da magnífica da Italia.

    http://www.dreamtours.com.br/index.php?q=node/79

  2. Com um roteiro destes, a parte mais difícil mesmo, talvez, seja o de destilar as palavras para compor os artigos. Denso de sabores, aromas e impressões. Parabéns pela viagem e aguardamos novas revelações gastronômicas.
    Abraços.

  3. Alexandre wrote:

    Ótimo post!!!

    Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    alexandre.horta@seloreserva.com.br

  4. Bruno,

    eu e meu marido acabamos de fazer um roteiro gastronômico por parte da américa latina. fomos à lima (obrigatório!), bogotá e santiago.

    estamos sempre em busca de novas experiências gastronômicas e acabamos de criar um blogue. você pode me dar algumas dicas? :)

    muito obrigada!

    abraço,
    priscila ferreira.
    http://www.podeserpradois.blogspot.com