Festival de Gastronomia de Tiradentes

Dê sua nota a esse post

Chefs do Brasil, do Chile, do Peru e da Venezuela se reuniram no painel “DEBATE: Fraternidade Sul Americana” no sábado 02/09/2012 no XV Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes/ MG para trocar experiências sobre a gastronomia de seus países e como criar uma identidade cultural para a gastronomia latino-americana.

O painel foi mediado pelo Jornalista especialista em Gastronomia Josimar Melo e a tônica das discussões foi como o caminho da afirmação da cozinha latino-americana no mundo passa pelo uso dos produtos locais.

Festival de Gastronomia com Josimar Melo e Alex Atala

Participaram os chefs Alex Atala, o chileno Matías Palmomo, os peruanos Virgilio Martinez e Diego Muños, e os venezuelanos Sumito Estévez e Hector Romero.

Ao final do painel, o Sr, José Carlos Capel, diretor executivo do Madrid Fúsion, um dos mais importantes eventos de Gastronomia do mundo, falou da escolha de Minas Gerais como representante do Brasil em 2013.

No apagar das luzes, Josimar Melo ainda convidou a matriarca da Culinária Mineira, Dona Lucinha para as palavras finais. Ela relatou algumas experiências vividas em seus mais de 60 anos ao pé do fogão, falando de seu primeiro ingrediente em toda receita: “É amor gente! É amor que se põe primeiro na panela.”

Dona Lucinha

Dona Lucinha, mais de 60 anos de cozinha falando no Festival de Gastronomia de Tiradentes 2012

 

Ao final, os cozinheiros mineiros da nova geração conversaram com Dona Lucinha sobre o presente e o futuro da gastronomia mineira.