O que fazer em Salvador fora da alta estação

Dê sua nota a esse post

A capital baiana é conhecida por uma tríade que não se cansa de atrair turistas à cidade: praia, carnaval e diversidade cultural. A questão é que os dois primeiros itens desta lista estão muito identificados com o verão, e por isso muitos pensam que Salvador perde seus encantos durante o resto do ano. Grande engano.

Localizada numa região de altas temperaturas e geralmente com picos mínimos de 20 graus e máximos de 35 ao longo do ano, pode-se dizer que praia em Salvador é uma diversão garantida durante todo o ano. Mesmo no inverno é possível aproveitar ensolarados dias de lazer nas muitas praias da cidade, uma opção para quem deseja fugir das baixas temperaturas de outras regiões do país.

Salvador

E se longe do verão não há carnaval, isso não quer dizer que não haja festa na cidade. Aos amantes dos ritmos locais, como o famoso axé music e afins, não faltam ao longo do ano apresentações dos artistas que fazem a alegria da multidão no carnaval de Salvador.

Quem visita Salvador fora da alta estação – o verão – tem na verdade a opção de usufruir o melhor da cidade por valores mais acessíveis. Na curta distância que separa o centro histórico da cidade do bairro do Rio Vermelho, por exemplo, o que não faltam são opções.

No Pelourinho encontra-se uma cidade única, com suas ruelas estreitas que apresentam em cada esquina marcas da cultura local, fortemente influenciada pela cultura africana. A poucos metros dali é possível alcançar o Mercado Modelo, o mais famoso centro de artesanato da cidade e onde é possível encontrar expressões artísticas das mais variadas.

Já do Mercado Modelo tem-se uma belíssima vista do porto da cidade e em apenas dez minutos (via transporte público) chega-se à praia da Barra, a mais famosa da região central de Salvador. Entre os bairros da Barra e Rio Vermelho, passando por Ondina, encontra-se uma extensão de orla marítima que não leva mais de dez minutos para ser percorrida (de carro ou ônibus), mas que oferece muitas opções de lazer e uma ótima estrutura turística.

Neste pequeno e rico trecho encontram-se alguns dos melhores hotéis em Salvador, que oferecem uma vista privilegiada da orla da região. Neste trecho encontram-se ainda ótimos restaurantes e uma interessante e variada vida noturna.

Rio VermelhoNa praia da Barra a diversão na praia costuma durar o dia todo e enveredar pela noite, quando muitos grupos de amigos aproveitam a brisa marítima para relaxar e se distraem nos bares locais. Já no Rio Vermelho encontra-se uma Salvador mais eclética, alternativa e boêmia. O bairro, repleto de bares e casas noturnas, é tradicionalmente conhecido por sua rica e variada vida noturna e oferece opções que vão do samba ao rock n’ roll. Lá é possível ainda degustar as mais famosas iguarias da cozinha local, como o acarajé, tudo isso tendo como pano de fundo a bela paisagem da praia do Rio Vermelho, bastante conhecida pela festa anual de Iemanjá.

E isso é só um pequeno exemplo de tudo o que você pode fazer em Salvador fora do verão. Agora você já tem ótimos motivos para visitar a cidade além do carnaval.