Concurso Qual o Melhor – Bolinho de Bacalhau de Belo Horizonte?

Dê sua nota a esse post

Estamos lançando o concurso gastronômico “Qual o Melhor” – Bolinho de Bacalhau de Belo Horizonte?Qual o melhor - Bolinho de Bacalhau de BH?

Ajude-nos a fazer a pré-seleção dos bares e restaurantes de Belo Horizonte que servem bons bolinhos de bacalhau! Envie-nos sua sugestão através de nossa Página no Facebook comentando a foto que está nesse link ou através de nosso formulário de contato. Quando tivermos a lista dos pré-selecionados, divulgaremos a dinâmica do concurso!

Um pouco da história dessa gostosura!

Bolinhos ou pastéis de bacalhau são uma especialidade da gastronomia portuguesa, podendo ser encontrados por toda a região Mediterrânea, sendo também muito populares em Angola e no Brasil onde é um petisco muito apreciado em restaurantes, bares, botecos e adegas portuguesas.

No centro e sul de Portugal são conhecidos por pastéis de bacalhau e, no norte, por bolinhos de bacalhau.

O pastel de bacalhau foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

História

A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, em um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudônimo Carlos Bento da Maia. A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato.

Apesar de indicar o modo de preparo e os ingredientes, o autor foi omisso em relação à proporção dos ingredientes, no entanto, sua descrição serviu como base para as variações da receita existentes até os dias de hoje.

Variantes

Na França se considera que seja uma receita de origem guadalupenha (na língua indígena da ilha são acras) e são ligeiramente picantes.

Na Catalunha são muito populares, não contém capsicum e costumam ser fritos em azeite. Em ambos os lugares, são feitos com bacalhau demolhado e desmigado (exqueixat) misturado com uma massa típica de pasteis (água ou leite, farinha, ovos) juntando alho, salsa e às vezes também cebola picada. Também se costumam comer como aperitivo ou petisco, em pratos de frituras variadas ou como acompanhamento em pratos combinados. Esta variante com massa de farinha, em Portugal, é chamada de patanisca ou isca de bacalhau.

Fonte: Wikipedia



3 Comments

  1. Tadeu wrote:

    Infelizmente, os bolinhos de bacalhau nos bares e restaurantes de BH estão todos padronizados. Hoje, dificilmente vc encontra um bolinho caseiro, feito com o cuidado merecido e com fartura de bacalhau. Geralmente só se encontram aqueles bolinhos industrializados que são vendidos congelados em sacos(semelhante aos de pão de queijo). Totalmente sem gosto e o que é pior, descaracterizando uma comida tradicional e deliciosa. Estou curioso para saber o resultado da pesquisa, porque o ganhador certamente irá contar com a minha frequente presença. Abs

    • Bruno Camargos wrote:

      Olá Tadeu, muito grato por nos enviar a sua opinião! Caso tenha alguma sugestão de um bom bolinho de bacalhau em BH, nos informe, para a casa entrar na lista!
      Estamos fechando a lista em breve e postaremos como será a dinâmica das degustações.

      Abraços!

      • Tadeu wrote:

        Bruno,

        não me lembro o nome da banca. Mas o último que comi que valeu a pena, foi no Mercado Central. Talvez se vc buscar mais informações junto aos lojistas de lá, vc encontre o local a que me refiro. Fica a sugestão.

        Um abraço.